prá CURTIR!

15 de julho de 2011

A BICICLETA E SEUS MODELOS

Nossa grande vedette,


Muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, a passeio, para fazer compras, cicloviagens, como esporte, em trilhas, passeios, fazem manobras, down-hill, competições variadas e até como cargueiras ou para os bikeboys no transporte de documentos, hoje existe uma gama infinita de fábricas, modelos, quadros, peças e finalidades específicas que diferenciam as bikes de acordo com seu uso.

Quando você decidiu comprar uma bike, quis dizer que já estava intencionalmente disposto a alguma dessas finalidades. Vou separar os tipos mais utilizados e trazer nuances de cada um.

Existem estruturalmente 3 tipos de “objetos rodantes”:





O monociclo;









 As reclináveis;









A bicicleta com duas rodas, inclui as tandems (bikes para duas ou mais pessoas).




 

Vamos deixar os monociclos e as reclináveis de lado, pois representam muito pouco em relação às bicicletas mais utilizadas e vendidas no mundo, que são as bikes confort, mountain bikes para XC cross country e all mountain, hoje incluímos as de aro 29", as bikes de down-hill e as clássicas speed.

Modelos de bikes
Beach bikes - Temos esta categoria `beach` bikes que só pedalam no “retão”. São bikes simples, mais baratas e de certa forma resistentes, a véélha barra forte e hoje de muitas formas e quadros, elas até podem ficar sem certa manutenção e elas vão se mantendo ano após ano, claro que essas bikes não podem ser exigidas. 
Geralmente com uma marcha só `meio pesadinha` que pode ser usada tanto em subidas leves como em retas e descidas obtendo um rendimento aceitável.


Confort bikes - Vamos agora falar das confort bikes. São bicicletas que primam pelo conforto com bancos largos e altos, com molas que amaciam os movimentos de baixo para cima, por outro lado se você for pedalar mais de 10Km a fricção das laterais com as pernas na virilha pode causar mal-estar e assaduras.

Outra característica das “confort” é a relação de marchas, acredite que elas vem com uma relação mais pesada!!! Verdade!!! pesada, o que deveria ser ao contrário, engraçado não? Pois numa “confort” teoricamente você não vai pegar nenhuma subida muito longa ou íngreme, esta bike não é para isso.

Mountain bikes/Cross country - Chegamos agora na categoria que completa todos os tipos de utilização possível, as mountain bikes.
Em 1980, colocávavamos o guidão mais alto nas bikes tipo caloi 10 e além de procurávamos pneus mais grossos e com mais cravos, e pior, andávamos em estrada de terra com isso!!! A grande sacada da indústria foi criar as mountain bikes que cobriram essa lacuna de lazer que as mountain bikes nos proporcionam, equipadas com marchas que sobem paredes com freios v-brake ou disco, as mountain bikes podem ser totalmente modificadas com o guidão reto para uma posição mais esportiva ou com guidão alto alcançando finalidades de cicloturismo, passeios e trilhas sem compromisso. Uma bike mais fácil de manobrar, brincar e passear, pode trocar o pedal por um de “clip”, encher de bolsinhas, carregar consigo a bomba, câmara de ar, um kit mcgeiver, roupas e até todo equipamento para uma longa cicloviagem. A versatilidade das mountain bikes revolucionou o mundo da bicicleta à partir de 1980.

Mountain bikes/All mountain - Bikes esportivas, um pouco mais pesadas e prontas para o que der e vier, algumas tem seus eixos mais grossos 20mm, são equipadas com freio à disco e suspensão traseira com no mínimo 4” de curso, todas as peças tem que ser reforçadas, exigindo a indústria buscar soluções para diminuir o peso em suas peças, o que acontece em todas as categorias.
Interessante é o constante desenvolvimento da relação que equipa essas bikes, algumas vem com duas coroas no pedivela. Seu uso é para alto desempenho, não são aconselháveis para passeios de 30kms ou trilhas longas.
Uma diferença importante num quadro de all mountain é o ângulo da caixa de direção (cáster) maior, sendo assim, elas utilizam suspensões específicas que geralmente tem entre 130-150mm.

29”er - Existe esta nova categoria de bicicletas, as de aro 29”, são bikes que nasceram das competições de mountain bike onde o percurso seria mais plano tipo estradão, pois ela rola melhor devido ao tamanho de suas rodas.
É uma bicicleta mais pesada tanto em quilogramas quanto ao peso da pedalada, com pneus da largura de um de aro 26” a bike precisa de suas pernas para desenvolver. Hoje temos câmbios com 30 marchas e cassetes de 36 dentes o que facilita a condução, mas mesmo assim não aconselho a compra de uma 29” para quem esteja começando nas pedaladas.

Down hill - Bikes preparadas para descidas rápidas e perigosas, essa prática requer do biker todo aparato necessário para a prática desse esporte como capacete full-face, colete, cotoveleiras, joelheiras e tornozeleiras. É necessária uma pista para a prática e o pedalar essas bikes deve ser encarado como um verdadeiro treino.




 Speed - As bikes de speed trazem o legado da bicicleta, foi mais parecida com ele que a bicicleta nasceu, claro com a diferença tecnologia de hoje as speeds são bicicletas perfeitas para treinos e velocidade, elas têm os pneus com medidas de 700x20 até 700x28, a calibragem varia entre 100-120 libras o que transforma a bike numa verdadeira máquina de velocidade, a posição também permite uma aerodinâmica favorável e a posição da pedalada é ideal.
Os competidores de mountain bike treinam de speed pois ela acostuma o ciclista com pedaladas mais pesadas além do treino propriamente dito.

As categorias existem para a prática de movimentos específicos, você não precisa investir imediatamente em uma suspensão melhor, se você tiver a bike para andar em parques aos domingos e feriados, você não precisa de uma all mountain se quiser fazer cicloturismo ou cross country e assim por diante.


Os modelos de bikes e suas utilizações passam por modificações devido ao mercado, tecnologia e necessidades tornam a evolução da bicicleta um processo dinâmico, quando iniciei um rabisco desta postagem há uns dois anos atrás ainda não haviam aqui as 29"!

Se você chegou até aqui, não custa deixar seu comentário, colabore conosco trazendo suas idéias e críticas para que possamos melhorar esta descrição.



GOBiking! Alemão

Um comentário:

  1. Gostei da orientação. Estava na dúvida em qual modelo comprar... Essa foto da confort bike, poderia me dizer qual seria essa bike? To querendo comprar uma igual.
    Vlw

    ResponderExcluir

GOBiking!