prá CURTIR!

3 de abril de 2011

CAMINHO DE SANTIAGO EM SETEMBRO - DIA DOIS


SEGUNDO DIA – ESPIÑAL – PAMPLONA – CIZUR MENOR / 38KMS

No segundo dia acordamos às 7hs, o café da manhã é sempre um problema, o pão por lá é duro e seco, pouca manteiga, enfim encontramos nosso primeiro desayuno do Caminho.
Sabendo que a pedalada dia tinha somente 38kms, relaxamos e saímos para a romaria, passamos por estradinhas e estradas maiores, cruzamos as primeiras cidadelas e uma descida monstro! Com muito rípio (piso que impera por lá).
Na hora da fome, nos ‘tocamos’ que todos estavam em ciesta, aquela pestana depois do almoço. Conseguimos um lanche num bar que por acaso estava aberto e seguimos para completar o dia rumo à cidade de Pamplona.
Obs. Pamplona é praticamente a capital do PAÍS BASCO, um território antiquíssimo com língua própria e que tenta na marra uma separação da Espanha, reafirmando sua existência e costumes sempre com truculência e imposição.
Lá estava acontecendo a Festa de San Firmin, aquela festa que tem a famosa CORRIDA DOS TOUROS, esta festa dura uma semana e a cidade toda passa dia e noite enchendo a cara, os mais exaltados acordam e dormem na rua emendando o dia numa outra caneca de chopp. Eles se vestem de branco com detalhes em vermelho sangue e parece que a vitória e orgulho é para quem está mais sujo, rs...
Ficamos curiosos por ser uma tradição e obviamente fomos conferir a bagunça, na verdade quando vimos os tourtos já tinham passado, o que serviu somente para nos incentivar a ver outros dias pela televisão com replays e câmera lenta os heróis que são literalmente atropelados, ou os que desviam bravamente dos touros, transformando-se em heróis nacionais e palco de entrevistas e replays de suas participações nas maiores redes de televisão para todo o país.
Vimos a final da copa, num bar holandês e sem poder comemorar muito, mas nossa torcida foi para a Espanha e ela cumpriu o seu papel.
Dormimos em CIZUR MENOR com direito à igreja milenar da ordem de Malta à meia noite, junto com o hospitaleiro que nos contou histórias e mais histórias.
Amanhã subiremos El Alto del Perdón.

Um comentário:

  1. Show de bola, eu pretendo estar no proximo

    Parabéns a todos,

    José Carlos Gaivota

    ResponderExcluir

GOBiking!